terça-feira, 20 de outubro de 2009

REGRAS GERAIS PARA UMA DIETA EFICIENTE

1. Coma bem devagar mastigando o máximo possível os alimentos, engolindo lentamente, saboreie o que está ingerindo. Desta maneira você terá menos fome, ficando saciado com maior facilidade e melhorando o seu processo digestivo. Não coma enquanto estiver distraído com outras coisas, tais como: convesando, lendo, vendo televisão, etc.
2. Use pratos e talheres pequenos (tamanho de sobremesa); terá a sensação de ter comido mais que a realidade.
3.Ingerir bastante líquidos, no mínimo 10 copos ao dia (água, chás, limonada, café). Nunca ingerir líquidos no período entre 15 minutos antes até 2 horas após as refeições (sopas são permitidas).



4. Procure não ter os alimentos proibidos pela sua dieta em casa, o que os olhos não vêem o estômago não sente.



5.Não faça compra de comida quando estiver com fome, supermercados são projetados para tentar você.




6. Se achar que comeu o suficiente não hesite em deixar comida no prato.



7. Não espere ficar esfaimado para comer, caso contrário você perderá a sua capacidade de controlar o que está consumindo.



8.Não deixe de fazer uma refeição, provavelmente você acabará “beliscando” e não conseguirá se controlar na refeição seguinte.


9.Fique fora da cozinha se nada tiver de fazer lá. Mantenha-se afastado das tentações.




10. Nunca compre roupas largas, procure sempre usar as justas: você se sentirá premiado quando elas forem se tornando folgadas.



11. Caminhe bastante, evite o uso do automóvel ou condução: Encompride sempre que possível o seu trajeto. Ande no mínimo o equivalente à 3 quarteirões ao dia. Se você mora em apartamento ou trabalha em edifício, procure pelo menos uma vez ao dia subir, alguns andares pelas escadas.


12. Não crie uma neurose de angustia com o peso. Procure se pesar apenas de uma a duas vezes por semana, sempre no mesmo horário.




13.Dançar é ótimo exercício; procure sempre se manter ocupado.



14.Procure ter em casa um sortimento novo de temperos. São os temperos que transformam as comidas monotonas e insipidas em verdadeiras iguarias. Exemplos: açafrão, alcaparras, orégano, salsinha, cebolinha, manjericão, suco de limão, gersal, misso, hortelã, alho picado, cebola, anis, canela, cheiro verde, cravo da índia, curry, estragão, gengibre, noz moscada, páprica, pimenta do reino, tomilho, vinagre, etc.


15.Acostume-se a sentir fome de vez em quando – essa sensação quase desconhecida para você, não é tão ruim assim e, não vai lhe causar dano algum.



16. Mantenha sempre vegetais crus limpos e cortados na geladeira, dentro de um recipiente coberto e cheio de água: pepinos, rabanetes, nabos, cenoura, salsão, quando tiver fome, faça uso dos mesmos.

17. Não deixe de comer carboidratos. Pão, massas e grãos são fontes de energia para o corpo e ainda ajudam na queima de gordura.


18. Tenha sempre na bolsa uma barrinha de cereais ou uma fruta. Se não tiver tempo de almoçar, pelo menos não vai comer bobagens.


19. A refeição vai ser um lanche? Então prefira um de peito de peru ou de atum e salada. São saudáveis e pouco calóricos.

20. Mate a vontade de adoçar a boca comendo frutas doces, porem não calóricas, como melão, papaia, melancia e manga.


21. Recheie a geladeira com iogurtes, queijo branco, frutas, legumes, peixe e peito de peru. Assim você terá sempre opções lights para montar o prato.


22. Prefira alimentos integrais (arroz, pão, aveia), pois estes evitam que o "açúcar do sangue" aumente muito rápido.


23. Lembre-se: os vegetais (verduras) são seu grande aliado, porque além de controlar a velocidade com que o açúcar vai para o sangue, também ajudam no funcionamento do intestino (evitam que o "intestino fique preso").


24.Procure comer algo de 3 em 3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário